Como Uma Empresa Local Pode Atrair Mais Clientes Pela Internet!!!


Você talvez não saiba, mas atrair mais clientes para um negócio local é algo relativamente simples e que não exige tanto esforço da sua parte, principalmente porque muitas empresas locais negligenciam sua presença na internet.

Eu já tive negócios locais quando trabalhei com manutenção de computador, fui cantor de uma banda para formatura, vendi material escolar para estudantes do ensino médio, tive uma loja de roupas semi-novas, vendi mensagens de amor em DVD, dentre outros tipos de negócios que eu já criei nesta vida.


marketing digital local


Mas na época eu não tinha conhecimentos de marketing digital e não sabia como atrair pessoas pela internet, então nunca usei nenhuma estratégia neste meio. Hoje eu olho para trás e vejo o quanto eu perdi de oportunidade de vendas por não saber usar a internet adequadamente naquele período dos meus negócios.

Mas por que é simples atrair clientes para um negócio local?

Existem diversos motivos para isso:

  • Normalmente os outros negócios não estão utilizando estratégias online;
  • E, quando estão, não estão usando adequadamente, da maneira correta, então você tem vantagens sobre a concorrência, se souber utilizar as estratégias certas;
  • É relativamente fácil ranquear um site ou blog de empresa local, justamente porque os outros não estão fazendo isso da melhor maneira;
  • Nós temos ferramentas hoje que auxiliam muito a presença local, tal como o Google Meu Negócio;
  • E as fanpages do Facebook são uma boa maneira de manter contato com os fãs da página que estão na mesma área geográfica da empresa.
E ainda existem muitas outras estratégias interessantes que podem ser usadas para atrair mais clientes locais para um negócio. Mas qual a melhor maneira para uma empresa local atrair mais compradores?

Bom, cada tipo de empresa pode ter uma estratégia particular para o tipo de cliente que tem e o nicho no qual atua, mas as dicas que darei agora ajudam a maioria, senão todos, os negócios locais. São dicas mais gerais, mas que tem grande impacto na sua estratégia online.

1 - Conheça os seus clientes

clientes

O primeiro passo para começar uma estratégia adequada na internet é conhecer bem quem é o seu cliente. Entenda que o seu cliente tem hábitos, tem desejos, tem sonhos, tem dores. Ele age conforme todo o sentimento que ele tem dentro dele. 

Em outras palavras, existem fatores externos e internos que levam um possível cliente seu a agir sob determinada situação. Se você descobre o que move esse cara, você consegue fazer ele se mover. E quando eu digo "se mover", eu quero dizer que você consegue motivá-lo a comprar seu produto.

Se você não conhecer bem seus clientes, não adianta tentar estratégia nem online e nem offline, porque elas não serão tão efetivas. 

Para conhecer bem os seus clientes, você pode fazer uma pesquisa com os clientes que já tem ou pode simplesmente ir para a rua, para mercado, perguntar o que eles querem.

Se você estiver disposto a gastar um pouco online, pode também fazer uma pesquisa pela internet, só não deixe de descobrir quem é o cara para o qual você está tentando vender seu produto ou serviço.

2 - Descubra o primeiro e melhor meio de comunicação online para você e sua empresa

redes sociais

Quando você descobre quem é o seu cliente, você descobre também onde ele está na internet.

É lógico que você encontra possíveis clientes em vários locais online hoje: Facebook, Google, Youtube, Twitter, Instagram, Whatsapp, etc, etc...

Mas é preciso entender em qual destes pontos de contato online ele mais se faz presente.

Por exemplo: aqui  na frente de casa tem uma academia. Eles oferecem musculação, spinning, artes marciais e mais uma série de outros serviços.

É quase certo que o público que eles querem atingir estão no youtube e no Facebook.

Então o ideal seria começar uma estratégia utilizando estes meios.

Isso não significa que um blog/site não dê resultados, pelo contrário, a academia deve ter um blog ou site, mas a sua estratégia de atração baseada em conteúdo deve começar por estas duas redes sociais.

Esse meio de comunicação será o principal responsável por atração de novos clientes. É a forma de fazer com que quem não conhece a academia tenha contato com ela.

3 - Produção de conteúdo geral e local

marketing digital local

Quando uma empresa já conhece seu cliente e já sabe onde ele está na internet, se faz necessário começar a produção de conteúdo para atração.

Em se tratando de um blog, normalmente as pessoas da região em que o negócio se encontra pesquisam por palavras-chave como "consultor herbalife brasília" ou "academia malhação df" ou "consultor de marketing digital são paulo", enfim, o conteúdo normalmente traz uma referência local.

O negócio local deve trabalhar tanto palavras-chave que fazem esta referência local, como também criar conteúdos que não estão limitados ao ambiente local, ou seja, conteúdos mais gerais.

Vamos voltar ao exemplo da academia?

Um exemplo de conteúdo local para esta academia, poderia ser um vídeo explicando quantos pontos de exercícios públicos existem no entorno da academia. 

Eu moro no Núcleo Bandeirante, em Brasília, então a academia da frente da minha casa poderia gravar vídeos nos pontos de exercícios públicos que temos por aqui, mostrando cada um deles e como certos exercícios podem ser feitos por lá.

O título do vídeo poderia ser "Como malhar corretamente no núcleo bandeirante utilizando academias ao ar livre". 

Este já é um conteúdo que ranqueia bem a nível local, principalmente se postarmos uma versão mais curta do vídeo na própria fanpage do Facebook da academia.

E, no final do vídeo, deverá ser feita uma CALL TO ACTION (chamada para ação) convidando as pessoas a conhecerem a academia. É possível também, e muito recomendado, fazer uma promoção para as pessoas, dando um desconto, por exemplo, em quem ficou sabendo da academia vendo o vídeo em questão.

A produção de conteúdo é extremamente importante a nível local, basta saber fazer adequadamente.

4 - Definir um meio de comunicação de fidelização


Até aqui, o possível cliente tomou conhecimento do negócio através do contato que teve com o conteúdo, mas é preciso um meio de comunicação para falar diretamente com o possível cliente. 

Para negócio locais, os meios que eu considero mais eficazes são o Whatsapp, SMS e ligações diretas.

Basicamente, o que deve ser feito é conseguir o número do cliente, seja para mandar um zap, seja para mandar uma mensagem ou para ligar diretamente para ele.

Negócios locais não tem grande escala, então não é difícil conseguir clientes pelo telefone e ligar para eles ou mandar mensagens. E como se trata de um negócio onde a pessoa pode se deslocar até o lugar presencialmente, as chances de conversão em vendas é maior.

Lógico que não podemos descartar o e-mail marketing, que também pode ser muito bom para fidelizar os clientes.

5 - O atendimento presencial perfeito

bom atendimento ao cliente

Embora estejamos falando de estratégia online para empresas locais, não podemos negligenciar que não adianta ter um ótimo atendimento online e uma ótima estratégia de atração via web, mas, na hora de fechar o negócio presencialmente, o verdadeiro contato com o cliente tem o atendimento péssimo.

Veja bem.. Enquanto escrevo este texto, minha esposa está se arrumando para irmos a um rodízio em um restaurante.

Antes de eu escolher este restaurante, eu pesquisei na internet "Rodízio de pizza em Brasília". Encontrei várias opções, então escolhi uma porque o custo-benefício parecia ser bem interessante, já que o preço é baixo e a quantidade de coisas presentes no rodízio, que incluem pizza, petiscos, comidas quentes, massas, entre outros, é bem variada.

Eu entrei então no Google Meu Negócio da empresa e vi o comentário dos local guides a respeito do restaurante. Enquanto uns reclamam do atendimento, dizendo que é horrível, tem outros que dizem que o atendimento é bom. Enquanto uns dizem que demora muito para chegar a comida na mesa, outros dizem que é bem rápido. Enquanto uns dizem que a comida é horrível, outros dizem que a comida é deliciosa. A avaliação dele recebe em média 5 estrelas, embora tenha muita gente reclamando.

Mesmo sendo impactado pelas reclamações negativas que vi lá, resolvi entrar em contato para saber mais.

Entrei em contato via Whatsapp, já que o site deles possuía um link que abria direto no aplicativo, então fui atendido muito bem e descobri que o rodízio estava ainda mais em conta do que eu pensava.

Agora eu vou me dirigir até o restaurante para jantar com a Lorena e encher a barriga de pizza (hehe'), na expectativa de que o atendimento presencial deles seja bom tal como foi o online.

A  minha esposa é muito enjoada com gosto das comidas e atendimento, então pode ter certeza que se não for bom, ela vai falar, e vai falar muito e nunca mais vai querer voltar lá.

Contei essa ligeira história só para você entender que um marketing online para negócios locais não acaba no online, mas sim no presencial, por isso tem que haver harmonia entre os dois.

Última observação importante!!

Qualquer negócio local que seguir as dicas acima vai atrair bem mais clientes pela internet, bastando agir da maneira certa. 

Se você tem um negócio local, entre em contato conosco pelo whatsapp (91) 983029222 e peça um orçamento da minha consultoria, eu tenho certeza que você não vai se arrepender.

Ah!! E depois eu conto como foi o atendimento lá neste rodízio.. :)

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages