Como Eu Elaboro Minhas Sequências de E-mail Marketing?


Olá,

Aqui é o Alan e hoje eu vou te mostrar como eu elaboro a minha sequência de email marketing.



Uma boa sequência de e-mails faz toda diferença para vender para seus leads e é o segredo de boas vendas.

Mas antes de te mostrar o que faço, gostaria de te dar um aviso: cada mercado requer uma forma de sequenciar emails.


Eu já cai muito no erro de querer aplicar as sequências que eu aprendia no mercado de marketing digital no mercado de relacionamentos. O público que quer aprender sobre marketing digital tem um comportamento completamente diferente do público que quer dicas amorosas.

Não compreender isso me fazia pensar que era só pegar um modelo pronto de um outro nicho e então aplicar no nicho que eu quisesse que ia dar certo, mas foi um puro erro meu.

É lógico que existem padrões que podem ser aplicado em todos, mas compreender bem o nicho que atua é o fundamental para desenvolver boas sequências de e-mail.

Os 3 elementos de uma boa sequência de e-mails

Seja você uma empresa que precisa aumentar as vendas dos seus produtos pela internet ou seja você uma pessoa física que quer aprender como ganhar dinheiro online, montar uma lista de emails e fazer uma boa sequência de disparos é fundamental e possui os seguintes 3 elementos:

  1. A copy;
  2. A expectativa;
  3. A oferta;
Você pode encontrar outros elementos além destes, mas estes são os que eu considero mais críticos e são os que eu realmente levo em consideração na hora de fazer as minhas sequências de email marketing.

Deixa eu te falar um pouco mais a respeito.

A copy


A copy é simplesmente o texto persuasivo. Sem uma boa copy, seus emails são apenas emails comuns e não conectam com seu público alvo.

Eu conheço muito bem o público principal no qual atuo, que é o publico que procura dicas amorosas, mas você deve conhecer o seu pra fazer uma boa copy.

É claro que fazer copywriting envolve muita experiência e um pouco de técnica. Se quer mesmo  prender como fazer isso de forma incrível e vender em menos de 24 horas, pode comprar o e-book do Jordão Félix, um dos melhores de copywriting que existem.(link de afiliado).

A expectativa


Outro elemento importante é criar expectativa. Não dá para simplesmente sair oferendo produto em emails diretos, embora isso possa funcionar em certas ocasiões.

Criar expectativa é o fator fundamental se você quer realmente vender por e-mail.

O que eu faço, observando este elemento, é criar uma sequência de disparos onde cada email deixa um gostinho de quero mais para o próximo.

E a cada email que passa, gero uma expectativa muito grande pelo que vem ela frente.

O segredo é sempre deixar os leads achando incrível aquele conteúdo que está recebendo, mas ao mesmo tempo sabendo que tem muito mais de onde aquele veio.

Este tipo de expectativa prepara para a oferta.

A oferta

E, por último, a oferta com certeza é o que causa a venda. A oferta consiste em ofertar, oferecer ao possível cliente o seu produto. Mas não dá para dizer apenas "está aqui, compre". É preciso fazer o lead ver sua oferta como única, como incrível, como aquela que vai resolver o problema dele de vez.

Por isso que se usa muitos bônus nas ofertas, para aumentar a percepção de valor do produto.

A questão é que com estes 3 elementos, as sequências de e-mail se tornam absolutamente incríveis geradoras de vendas.

Como eu elaboro minha sequências?

Pois bem, a estrutura das minhas sequências podem conter 4, 5 ou 7 emails seguidos. Eu gosto de trabalhar com o número 7, então vou te dizer o que eu faço em cada um dos 7 emails que envio. Veja só.

Email 1 - O email de aquecimento

Neste primeiro e-mail, eu não envio links, eu não ofereço produtos. Sabe por que eu não faço isso? Porque ao se cadastrar na minha lista de emails, eu já direciono o lead direto para uma página de vendas de um produto.

Isso significa que ele já tem contato com meu produto antes de eu ter um relacionamento com ele. Ele tem grandes possibilidades de comprar logo neste primeiro contato, mesmo sem ter tido relacionamento nenhum.

Mas mesmo que ele não compre, ele já vai saber que existe um produto e isso é bom, no caso do meu nicho.

Neste e-mail de aquecimento, tudo que eu faço é preparar o lead para que ele entenda que durante alguns dias ele vai receber dicas que vão ajudá-lo a resolver o problema.

É o email que eu dou a primeira dica e deixo o lead com gostinho de "quero mais" para receber o próximo, que terá outra dica fantástica.

Email 2 - O email de dicas

Neste segundo e-mail, eu dou a dica que prometi no final do primeiro email. Isso é uma forma de aprofundar o lead dentro do assunto e estabelecer relacionamento com ele aos poucos, passando autoridade, mostrando que eu sei o que estou falando.

Eu também não ofereço nada neste segundo email.

No final deste email, preparo o lead para o próximo email.

Email 3 - Mais email de dicas

Faço a mesma coisa que fiz no segundo email, mas a diferença é que esto me aprofundando e me relacionando cada vez mais.

Email 4 - O email de preparação da oferta

Durante esses 4 dias (envio um email por dia), eu aqueci o lead e me relacionei com ele.

Aqui eu também dou uma dica, mas neste e-mail há uma diferença na preparação do próximo email.

No final deste email, eu crio uma expectativa muito grande, falo que algo grandioso vai ocorrer, enfatizo o fato da pessoa não poder perder o próximo email de jeito nenhum.

Isso tudo acontece porque o próximo email é o email de oferta.

Email 5 - O email de oferta

Neste email eu ofereço o produto, fazendo a melhor oferta que eu puder fazer com relação a ele.

Mas eu não detalho a oferta, pois todo o detalhamento está na própria página de vendas do produto.

No entanto, a expectativa já foi gerada desde o começo do primeiro email, o que faz a maioria clicar e ser direcionado para a página de vendas.

Email 6 - O email de lembrança da venda

Neste email eu lembro que tem algo no ar, repito a oferta, relembro o produto, para que quem não se decidiu, se decida logo.

Email 7 - O email de preparação para a próxima série

Eu trabalho com séries de emails. Em cada série, em cada campanha, eu foco em um produto diferente dentro de um nicho.

O email 7 é um email de preparação para a próxima série, muito útil para começar a vender outro produto, mas também é mais um email de lembrança, porque dou a última chance da pessoa comprar o produto anterior que eu estava oferecendo.

E assim se repete o ciclo, é assim que elaboro minhas sequências de e-mails.

Se você souber integrar toda sua sequência de e-mails com os 3 elementos que eu mostrei, certamente terá bons resultados.

Ps: Se está começando agora no mercado de marketing digital, eu ainda recomendo fortemente comprar o curso FNO.(link de afiliado).

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages