Como escrever um artigo que vende infoprodutos no nicho de relacionamentos

Se você quer escrever de maneira poderosa e indicar produtos dentro de um artigo num site ou blog, ele precisa ser bem estruturado para que você consiga convencer a pessoa de que aquele produto é bom, de que pode ajudá-la e de que vale a pena.

artigo persuasivo



Para isso, existe uma sequência persuasiva que deve ser seguida dentro do seu artigo. É sobre o que vamos falar agora.

A sequência é:

Fato-problema-conexão-solução-AutoridadeDoAutor-chamadaParaAção

A sequência acima, quando colocada dentro de um artigo, se torna muito poderosa. Vamos entender mais agora...


1 - Fato



Sempre que começar seu artigo, coloque um fato no primeiro parágrafo. Fatos não podem ser questionados. Fatos são fatos. Se aconteceu, então acabou. Aconteceu e pronto. Ninguém pode dizer que um fato não é verdade, porque é fato.

Quando você põe um fato no começo do artigo, já faz a pessoa começar a crer que o que vem depois é verdade. E isso, além de prender a atenção da pessoa, persuade ela um pouco para o que vem depois.

Então, quando for escrever o seu artigo, separe o primeiro parágrafo para por alguns fatos.

Como estamos falando de nicho de relacionamentos, abaixo vou destacar alguns fatos que você não pode questionar dentro deste nicho:


  • Tem muita gente sofrendo;
  • Tem muita gente que foi traída;
  • Tem muita gente que não dá certo com ninguém;
  • Tem muitas adolescentes grávidas;
  • Existem muitas mães solteiras;
  • O cantor Fábio Jr já casou 6 vezes (até onde sei);
  • Tem muitos casais famosos se separando;
  • Muita gente não acredita mais no amor;
  • Muita gente está passando um inferno dentro do casamento;
  • Há mulheres apanhando dos seus maridos;
  • A lei Maria da Pena muitas vezes não funciona;
  • Etc, etc;
Você pode questionar algumas das afirmações acima e dizer que não é verdade? Certamente que não! Porque estas afirmações são fatos.

Dependendo do artigo que você for escrever, comece falando dos fatos que envolvem o assunto relativo daquele artigo. Isso faz as pessoas verem o artigo com mais credibilidade. Fatos também são importantes para chamar atenção. Exemplo:

"Você sabia que 60% das mulheres sofrem alguma violência doméstica?"

Bom, essa pergunta chama atenção, principalmente para quem sofre violência doméstica. Que, aliás, é um nicho dentro do nicho de relacionamentos que pode ser trabalhado. Mas isso é outro assunto. A questão aqui é que quando você começa com fatos, não só passa credibilidade, como também chama atenção. Lógico que você tem que saber fazer isso da maneira certa. Por isso é importante você entender de Copywriting, que é a escrita persuasiva.

Você pode também ver o nosso curso de copy grátis aqui no site. Seria interessante você tê-lo, caso queira escrever artigos muito poderosos que vendem sempre.

Prosseguindo...


2 - Problema

problema


Depois de falar do fato em si, você deve falar do problema.

Cada artigo no nicho de relacionamentos é feito para um problema em específico. Portanto, todo texto escrito para este nicho tem como objetivo ajudar a pessoa que o lê a resolver alguma questão que ela mesma não consegue resolver sozinha ou não sabe.

Depois de começar o primeiro parágrafo com um fato, inicie o segundo parágrafo falando do problema que a pessoa está enfrentando.

Exemplo:

Se você está escrevendo um artigo sobre "como conquistar alguém mesmo sendo tímido", o problema é justamente a timidez da pessoa, que a impede de conquistar quem ela ama.

Então, no segundo parágrafo, você vai descrever o problema.

"Se você é do tipo de pessoas que quando está na frente de quem gosta trava, dá um branco, não sabe o que falar, sua frio, treme as pernas, fica com medo de falar alguma bobagem, não sabe como agir, saiba que tudo isto está na sua mente de tímido. Mas a partir de agora você vai perder isso..."

Veja que no parágrafo acima eu descrevi o problema dos tímidos. Isso ajuda a mostrar para a pessoa que eu sei o problema que ela passa, o que mantém o interesse dela em continua lendo, pois, se eu sei o que ela passa, talvez eu saiba como resolvê-lo.


3 - Conexão

conexão com o leitor


É aqui neste próximo parágrafo que eu  mostro para a pessoa que a entendo. Se eu já passei por timidez, por exemplo, eu conto uma história de como eu era. Com certeza muito do que eu era é o que a pessoa é hoje. Isso gera empatia! A pessoa se sente compreendida, conectada com você. Tudo isso é um processo que ajuda o seu leitor a continuar lendo e a ter cada vez mais interesse pela leitura.


4 - Solução

solução do problema para o leitor


Aqui neste parágrafo eu dou algumas dicas do que ela pode fazer para resolver o problema que ela tem. Neste momento você dá as dicas, mas atenção! Se você está indicando um produto, você não pode deixar a pessoa pensar que aquelas dicas de solução resolvem todo o problema. Se você quer vender, tem que dar as dicas, mas sempre deixar um gostinho de "algo a mais", como se ainda faltassem mais dicas, e de fato faltam.

Se você escrever um artigo dando todas as soluções, a pessoa não vai querer comprar nada.

Essa estrutura que estou te mostrando é ótima para indicar produtos. Se você leu o artigo sobre como estruturar um blog de relacionamentos, deve ter visto que eu falo que as páginas são para indicar produtos. Nas páginas você vai escrever textos com essa estrutura. Mas também pode escrever postagens assim, não tem problema.


5 - Autoridade do autor

autoridade do autor do infoproduto


Assim que der as dicas que se propôs dar, fale do autor do produto que você vai indicar. Se o produto é seu mesmo, na parte de conexão você já falou de você, então já gerou autoridade, tornando esta parte completamente dispensável. Mas se você é apenas um afiliado, não o autor, precisa falar do autor do produto.

Tem que apresentá-lo, falar da história dele, falar das pessoas que ele ajudou, etc. Você tem que fazer a imagem do autor na cabeça do leitor, mostrar que o autor sabe exatamente como resolver o prolema da pessoa.

Conte uma história sobre o autor ou mesmo a história de alguém que o autor ajudou a resolver o problema.


6 - Chamada Para Ação

 chamada para ação


Agora é hora de apresentar o produto e pedir para o leitor clicar no seu link de afiliado. Basicamente é isto! Nesta parte o leitor já se conectou contigo, já leu todas as dicas e já está muito interessado em ter aquele produto para resolver seu problema.


Se você sabe como estruturar seu texto dessa forma, você vai gerar grandes resultados nos seus artigos de indicação.


E-book Copywriting Iniciante

Rafael Albertoni
Rafael Albertoni


Este artigo que escrevi para você segue uma estrutura que vai te ajudar muito a escrever artigos persuasivos melhores. Mas você sempre pode se aprimorar.

Você conhece o Rafael Albertoni? Ele é um dos maiores copywriters do Brasil. Foi ele quem desenvolveu um e-book excelente sobre como escrever palavras persuasivas para vender mais.

Se você juntar a estrutura apresentada aqui, juntamente a outras que ele apresenta no e-book, bem como as palavras e colocações que ele ensina, vai aprender a vender todo dia. Seus artigos vão se tornar verdadeiras máquinas de vendas.

O bom de trabalha no nicho de relacionamentos é que a dor das pessoas é muito evidente. Se você escreve um bom texto persuasivo, você as convence que você tem a solução que elas precisam. Assim você as ajuda muito a resolver o problema que elas tem, e ainda por cima ganha dinheiro.

Não sinta medo ou vergonha de utilizar palavras poderosas que vendem sempre! Você não está enganando ninguém, você só está mostrando para a pessoa da melhora maneira a solução que ela amaria ter, mas que ela precisa que alguém a convença de que aquilo vai resolver mesmo o problema dela.

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Bacana Alan...Gostei e me inspirei no seu blog...pois eu também uso o blogger, e acho fantástico !

    ResponderExcluir
  2. Alan tudo bem? Vc tem canal no youtube que explique como entrar no nicho de relacionamento? Tipo, assim: Se vou precisar de blog, canal no youtube, email maketing e etc... desde já agradeço e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  3. Blog nota 10. Ajuda muito a encontrar soluções. Parabéns!

    ResponderExcluir

Pages